FORMAÇÃO EM CUIDADOR ESCOLAR INCLUSIVO: COMPETÊNCIAS E PRÁTICAS PARA O ATENDIMENTO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
CARGA-HORÁRIA: 40H
EMENTA:
O Curso DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATENDER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA, visa promover o conceito e a compreensão sobre as várias deficiências que impactam no ambiente escolar; capacitar os participantes a entenderem as características, sintomas e impacto das deficiências das crianças na aprendizagem e no desenvolvimento; proporcionar conhecimento sobre estratégias práticas para atender alunos com deficiência em sala de aula; focar em comunicação, interação social e adaptação curricular; preparar os profissionais da educação para promoverem a inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino; preparar os professores para atuarem no atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais.
Objetivo Geral:
Capacitar profissionais para atuarem como cuidadores escolares, promovendo um atendimento humanizado e qualificado a crianças com deficiência no ambiente educacional. O curso visa desenvolver habilidades técnicas, práticas e éticas que possibilitem a inclusão efetiva, o suporte às necessidades específicas das crianças e o fortalecimento de um ambiente escolar acessível e acolhedor. Conhecer o por que da inclusão, o acesso à educação e o direito a aprendizagem como garantias constitucionais.
• Desenvolver habilidades práticas de cuidado relacionadas à mobilidade, higiene, alimentação e outros aspectos do dia a dia escolar;
• Compreender as diferentes deficiências e suas especificidades para identificar as necessidades individuais de cada criança e promover uma atuação adequada;
• Informar sobre as leis e direitos das pessoas com deficiência, capacitando os profissionais para atuar em conformidade com as normas de acessibilidade e inclusão; • Fomentar a prática da inclusão escolar, promovendo a adaptação de atividades pedagógicas e lúdicas para o desenvolvimento integral da criança; • Fortalecer o trabalho colaborativo entre cuidadores, professores, famílias e a equipe escolar para garantir uma rede de apoio efetiva; • Proporcionar conhecimentos sobre primeiros socorros e ações emergenciais específicas para crianças com deficiência
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
MÓDULO I – LEGISLAÇÃO E DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Fundamentos da inclusão escolar e acessibilidade.
Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015)
Diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Atribuições do cuidador escolar e ética profissional.
MÓDULO 2: COMPREENSÃO DOS CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS DAS DEFICIÊNCIAS*
Deficiência física: causas, características e adaptações necessárias.
Deficiência intelectual: graus, desafios e estratégias de apoio.
Transtornos do espectro autista (TEA): sinais, diagnóstico e intervenções.
Deficiências sensoriais (auditiva e visual): apoio técnico e social.
Deficiências múltiplas: complexidades e práticas inclusivas.
MÓDULO 3: CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO E ROTINAS DE HIGIENE
Planejamento e administração da alimentação adaptada.
Uso de utensílios e recursos para alimentação assistida.
Práticas de higiene: troca de fraldas, higiene oral e cuidados específicos.
Estímulo à autonomia nas rotinas diárias.
MÓDULO 4: PRIMEIROS SOCORROS E SEGURANÇA ESCOLAR
Identificação de sinais de emergência médica.
Protocolos de atendimento em casos de: Convulsões. - Engasgos e asfixia. - Quedas e lesões. - Reações alérgicas e anafilaxia.
Simulações práticas de primeiros socorros.
MÓDULO 5: ATIVIDADES LÚDICAS E INTERATIVAS
Importância do lúdico no desenvolvimento infantil
Adaptação de brincadeiras e jogos para crianças com deficiência.
Planejamento de atividades motoras, sensoriais e cognitivas.
Técnicas de contação de histórias e uso de materiais interativos.
Inclusão de tecnologias assistivas em atividades lúdicas.
METODOLOGIA UTILIZADA:
-Aulas expositivas e dinâmicas. – Oficinas práticas e simulações. – Discussão de casos e estudos de situações reais. – Elaboração de planos de ação para inclusão escolar. Avaliação: – Participação em atividades práticas. – Apresentação de um plano adaptado para situações escolares. – Prova teórica para aferição de conhecimentos adquiridos.