DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATENDER ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTROAUTISTA-TEA NA ESCOLA.
CARGA-HORÁRIA: 40H
EMENTA:
O Curso DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATENDER ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA NA ESCOLA, visa promover o conceito e a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Capacitar os participantes a entenderem as características, sintomas e impacto do TEA na aprendizagem e no desenvolvimento, proporcionar conhecimento sobre estratégias práticas para atender alunos com TEA em sala de aula, Focar em comunicação, interação social e adaptação curricular, Preparar os profissionais da educação para promoverem a inclusão de alunos com TEA na rede regular de ensino.
Objetivo Geral:
O Curso DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATENDER ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA NA ESCOLA, visa promover o conceito e a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA),Capacitar os participantes a entenderem as características, sintomas e impacto do TEA na aprendizagem e no desenvolvimento, proporcionar conhecimento sobre estratégias práticas para atender alunos com TEA em sala de aula, Focar em comunicação, interação social e adaptação curricular, Preparar os profissionais da educação para promoverem a inclusão de alunos com TEA na rede regular de ensino.
Objetivo Específico:
Capacitar professores e profissionais da educação para compreender, atender e promover a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro autista-TEA no ambiente escolar, considerando suas necessidades específicas e proporcionando uma educação de qualidade.
Objetivo Específico:
Objetivos Específicos: O curso busca abordar os elementos estruturantes da formação do professor em promover a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista- TEA no ambiente escolar:
Conhecer as características do TEA, incluindo sintomas, comorbidades;
Compreender a avaliação diagnóstica interdisciplinar;
Adequar estratégias de Intervenção e Adaptação Curricular;
Promover a comunicação e interação social;
Estruturar a Inclusão Escolar e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na instituição.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
MÓDULO I – CONHECENDO A INCLUSÃO
Definição do TEA e sua classificação.
Etiologia e incidência.
Indicadores de desenvolvimento
UNIDADE II – Avaliação Diagnóstica Interdisciplinar no Contexto
Escolar e o PEI
Comorbidades associadas
Avaliação da funcionalidade.
Equipe multiprofissional e suas competências.
Impressão diagnóstica e entrevista devolutiva.
O papel da família.
UNIDADE III – Estratégias de Intervenção e Adaptação Curricular
Intervenções e estratégias de ensino eficazes para alunos com TEA
Trabalhando em conjunto com a família e outros profissionais.
Adaptação curricular para atender às necessidades dos alunos com TEA.
UNIDADE IV – Inclusão Escolar e Atendimento Educacional
Especializado (AEE)
Benefícios da rede regular no desenvolvimento do aluno com TEA.
A Sala de Recurso Multiprofissional na instituição como apoio escolar;
Papel do Professor do AEE no contexto escolar.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(LDBN)
Lei Brasileira de Inclusão
METODOLOGIA UTILIZADA:
O curso concentra-se em quatro unidades, de forma que conduz o cursista a um deleite reflexivo entre teoria e prática de forma convidativa a contextualizar melhor sobre o assunto abordado. Na primeira unidade discutiremos sobre o Conceito de TEA, Etiologia e seus indicadores de desenvolvimento, na segunda unidade abordaremos sobre a Avaliação Diagnóstica Interdisciplinar na escola, o Plano educacional Individualizado, as comorbidades associadas, relatórios e devolutivas e o papel da família na escola. Na terceira unidade discutiremos sobre A Adaptação curricular para atender as necessidades do aluno com TEA, as estratégias e intervenções de ensino eficazes. E por fim na quarta unidade discutiremos sobre a Inclusão Escolar e o Atendimento Educacional Especializado, o papel do Professor do AEE e a Sala de Recurso Multiprofissional como apoio escolar. O Assunto terá a teoria como embasamento empírico e no final faremos apresentações grupais entre os participantes como uma forma lúdica de demonstrarmos o que foi aprendido durante o curso.
Avaliação: A avaliação terá a perspectiva crítico- reflexiva e
relacional (prática teoria-prática) através do acompanhamento às
atividades:
Participação e frequência nos encontros;
Comprometimento com o curso expresso a partir do interesse e postura ativa nos debates e atividades propostas;
Produções textuais em formato de seminários referente à temática de cada encontro;