Aprofundamento das questões inerentes à pratica dos gestores escolares. A gestão da escola como processo coletivo. A organização do trabalho escolar. A organização democrática da escola pública: bases legais e os desafios. Planejamento, acompanhamento e avaliação do trabalho pedagógico. Oportunidade de diálogos e reflexões que contribuam para o crescimento pessoal e profissional dos gestores escolares (diretores e coordenadores pedagógicos). Compreensão do espaço escolar como campo de atuação em prol da melhoria da qualidade do ensino e das dimensões da gestão escolar como articuladoras do impacto na construção da identidade da escola, de sua missão, de seu clima institucional e, acima de tudo, do seu impacto no processo ensino-aprendizagem.
Objetivo Geral:
Atender às demandas da gestão escolar em seus diversos contextos, estabelecendo um diálogo teórico-prático com a rotina dos gestores escolares, possibilitando o aprofundamento de concepções teóricas que dão sustentação às práticas de gestão;
Objetivos Específicos:
Discutir conceitos estruturantes de administração e de gestão escolar e o processo histórico dessa gestão, com destaque nos aspectos legais; dispositivos jurídicos; fundamentos da gestão democrática e descentralização e autonomia da gestão escolar.
Compreender a importância das relações interpessoais saudáveis no ambiente escolar e o desenvolvimento das competências socioemocionais.
Discutir a importância dos Gestores Escolares como protagonistas das ações, com foco na liderança, na gestão participativa e colaborativa.
Reconhecer o papel dos indicadores educacionais no planejamento das ações pedagógicas da escola
Conhecer a metodologia Mentoria de diretores como uma alternativa de diálogo e troca de experiências;