EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
CARGA-HORÁRIA: 40H
EMENTA:
Ao gestor escolar, que é professor de formação, lhe é exigida uma série de conhecimentos de técnicas, ferramentas e estratégias de gestão que são próprias da ciência da Administração. O curso reflete, portanto, o contato com os aspectos teóricos e práticos da aplicação das principais ferramentas e técnicas da administração essenciais para o bom exercício da liderança educacional no ambiente escolar, frente aos desafios vivenciados por gestores escolares na gestão administrativa, dos recursos e das pessoas no ambiente escolar.
Objetivo Geral:
Dialogar sobre temas e processos do interesse do desenvolvimento sustentável local: a família, o meio ambiente, o semiárido e a convivência com o mesmo na perspectiva da ressignificação dos conhecimentos populares à luz do saber acadêmico.
Objetivos Específico:
Conhecer os documentos que orientam e legalizam a prática pedagógica contextualizada no ensino regular;
Compreender a abrangência do Semiárido e a estrutura familiar e comunitária a partir dos aspectos sociais, econômicos, ambientais, culturais e religiosos;
Identificar as principais causas e fatores do cotidiano de vida do aluno que fragilizam a permanência e a aprendizagem do mesmo no ambiente escolar, bem como as potencialidades existentes na comunidade e no aluno e que não são visibilizadas e oportunizadas dentro de sala de aula;
Motivar o interesse e participação dos alunos através de aulas de campo, visitas orientadas, entrevistas e pesquisas direcionadas, bem como a implantação de experiências práticas que dialogam com a realidade como um laboratório a céu aberto.